Como abordar que a criança molha a cama?

Tratamentos para a eneurese

O tempo e a paciência são, geralmente, a melhor maneira de uma criança superar a etapa de molhar a cama, mas, logicamente, é possível que queira conhecer outras coisas que podem ajudá-la. As possíveis soluções para deixar de molhar a cama vão das simples técnicas que pode experimentar em casa aos tratamentos para a eneurese receitados por um médico.

Aqui estão algumas soluções para deixar de molhar a cama:

Cuecas nocturnas absorventes DryNites®

As cuecas nocturnas DryNites® proporcionam protecção imediata e podem ser utilizadas em conjunto com outros tratamentos. Foram especialmente concebidas para parecerem roupa interior normal, são discretas e muito absorventes, e ajudarão o seu filho a descansar durante a noite inteira.

Terapia motivacional

O uso de um calendário de progressos no qual se anotam as noites em que não se molha a cama é uma maneira de animar a criança enquanto continua a molhar a cama. Pode dar bons resultados se se esperar até a criança ter tido algumas noites em que não tenha molhado a cama.

Limitar os líquidos à noite

É possível que algo tão simples como limitar a quantidade de líquidos quando se aproxima a hora de ir para a cama dê resultado com o seu filho. Tente evitar as bebidas -especialmente as bebidas carbonatadas ou com cafeína- duas horas antes da hora de deitar. Certifique-se de que o seu filho bebe líquido suficiente ao longo do dia e nunca impeça que uma criança sedenta beba.

Condicionamento do sono

Os alarmes para deixar de molhar a cama -quer se trate de um sensor colocado por cima do colchão, quer de um sensor colocado na roupa interior- são um mecanismo que dispara quando se liberta urina. Isto acordará a criança e irá lembrá-la de que tem que ir à casa de banho. No final, isto servirá para que a criança se sensibilize e responda de forma rápida e adequada quando tenha a bexiga cheia durante a noite.

Medicação

Nalguns casos, o médico pode receitar algum medicamento que ajude a reduzir a quantidade de urina produzida durante a noite e, como resultado, a necessidade de urinar durante a noite.

Condicionamento da bexiga

É possível que o médico recomende alguns exercícios que ajudem a fortalecer a bexiga. Deter a urina a meio da micção pode ajudar a fortalecer um músculo da bexiga débil (esfíncter) e reter a urina todo o tempo possível durante o dia pode ser aconselhável para melhorar a elasticidade da bexiga.

Terapias alternativas

Existem também várias terapias alternativas ao dispor dos pais com crianças que molham a cama, como por exemplo, a hipnoterapia, a acupuntura, a homeopatia e a quiropraxia.

Consulte sempre o seu médico relativamente a qualquer tipo de tratamento que esteja a pensar realizar.

Get Adobe Flash player