Informação sobre enurese infantil

Recursos sobre incontinência infantil

Se o seu filho molha a cama, é importante que saiba que não é a única pessoa a enfrentar esta situação e que não deve preocupar-se muito. Muitas famílias com filhos sofrem deste tipo de problema, e existem vários tipos de soluções para ajudar a si e ao seu filho a superar esta situação.

Mais frequente do que pensa

Talvez fique surpreendido por saber que cerca de 10% de crianças com idade entre os 4 e 15 anos molha a cama a dado momento, sendo que a maioria dos casos ocorre em crianças com menos de 8 anos. Isto torna este problema quase tão frequente quanto a asma. Temos de ter em conta que deixar de molhar a cama durante a noite é, normalmente, o último pormenor que se domina em relação ao controlo do esfíncter.

O que é exatamente a incontinência infantil?

A incontinência infantil também é conhecida por Enurese. Uma criança sofre de enurese quando urina de forma involuntária numa idade em que o controlo da urina já deveria estar estabelecido. Apenas se considera um problema a partir dos 5 anos quando uma criança não se levantar quase sempre seca.

 

Dois tipos de enurese:

Enurese primária: Se a criança nunca tenha deixado de molhar a cama. Em geral, está relacionado com a imaturidade ou atraso na maturidade do controlo do esfíncter durante a noite.

Enurese secundária: Ocorre quando a criança molha a cama após um período prolongado sem molhar. Pode estar associado a motivos emocionais como o início das aulas ou problemas familiares ou físicos, mas não tem de existir necessariamente um motivo.

Meninos e meninas

Os meninos são mais propensos a sofrer de incontinência infantil do que as meninas e representam 60% dos casos entre os grupos de idades mais baixas. Os especialistas têm esta certeza, mas alguns estudos concluíram que as meninas têm tendência a desenvolver o controlo do esfíncter antes do que os meninos. É por este motivo que a DryNites® oferece cuecas e bóxeres absorventes específicos para meninos e meninas.

 

"85% dos meninos não molham a cama após os 7 anos"

Os sentimentos de ansiedade e frustração costumam acompanhar os problemas de incontinência, e podem fazer-nos pensar que nos encontramos perante um problema pior do que é na realidade. Muitos pais sentem a pressão de ter que solucionar este "problema" o mais rápido possível, mas é muito mais eficaz se forem pacientes e compreensivos, demonstrarem que a culpa não é da criança e que estão presentes para ajudar no que for preciso até que supere este desafio.

Há várias formas de enfrentar a enurese. Aqui encontrará todas as informações necessárias para saber como abordar e os melhores conselhos para ajudar a si e ao seu filho a superar esta fase.

Com artigos, vídeos, jogos e histórias, assim como pormenores sobre a gama de produtos DryNites®, esta página é a sua fonte principal de informações sobre a enurese.

 
  • Facto N.º 1

    85% dos meninos não molham a cama após os 7 anos

  • Facto N.º 4

    As Drynites® Bed Mats colam e não saem

  • Facto N.º 6

    Nos grupos de maior idade, 60% dos casos de enurese ocorrem em meninos

  • Facto N.º 5

    Não se pode considerar que existe uma enurese até que a criança tenha 5 ou 6 anos de idade

Configuración de Cookies