Tratamentos para a enurese infantil

Soluções para a incontinência infantil

 

Existe uma série de possíveis tratamentos para a enurese, desde simples medidas a seguir em casa até um tratamento especializado prescrito por um médico ou enfermeiro:

Calças de pijama DryNites®

As calças de pijama DryNites® são uma forma eficaz de ajudar a controlar a enurese. Discreto por baixo da roupa de dormir e criado para ser semelhante à roupa interior normal, oferece independência e confiança na hora de ir dormir. Pode ser utilizado em conjunto com outros tratamentos e proporcionar uma proteção durante a noite, dando ao seu filho a oportunidade de dormir uma noite mais reparadora.

Controle os níveis dos líquidos

É importante que o seu filho beba muito durante o dia. O National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) recomenda 1000 - 1400 ml para crianças entre os 4 e 8 anos, 1200 - 2300 ml para 9 a 13 e 1400 - 3200 ml dos 14 aos 18 anos, dependendo da temperatura e nível de exercício. Os refrigerantes e bebidas com cafeína podem estimular a bexiga, por isso é melhor evitar este tipo de bebidas especialmente antes de ir dormir. Apesar de ser recomendável reduzir a quantidade de beber uma hora antes de dormir, não deve recusar uma bebida a uma criança com sede. Fomente o uso regular da casa de banho, entre 4 a 7 vezes por dia.

Ar condicionado de alarme

Os alarmes de enurese podem ser um tratamento eficaz sempre que a criança esteja motivada e seja capaz de controlar o sistema de alarme sozinha, mas com o seu apoio. Trata-se de uma almofada com sensor colocada no colchão ou um sensor ligado à roupa interior que dispara um alarme se detetar humidade (e a bexiga estiver cheia). O alarme alerta uma criança e desperta-o para ir à casa de banho. Com tempo, o cérebro da criança começará a fazer a ligação entre a sensação de bexiga cheia e despertar, sem a ajuda do alarme. Este método leva algum tempo a funcionar e tem uma taxa de êxito de cerca de 70%, mas não é a solução ideal para todos

Medicação prescrita

Em alguns casos, os médicos podem prescrever um medicamento antidiurético, como a desmopressina (disponível em comprimido ou fusão para colocar por baixo da língua) que reduz a quantidade de urina produzida durante a noite e, consequentemente, diminui a necessidade de urinar durante o sono. Isto pode ser útil para situações particulares, como quando uma criança passa a noite fora de casa e por vezes é utilizado a longo prazo. Mas não funciona com todas as crianças.

Terapias alternativas

As terapias complementares como hipnoterapia, acupuntura, homeopatia e quiroprática também podem ajudar a resolver a enurese, apesar de não existirem evidências de eficácia. Fale com o seu médico para obter conselhos sobre os tratamentos.

Configuración de Cookies