Mitos principais sobre enurese infantil

Os mitos mais conhecidos sobre incontinência infantil

Existem muitas afirmações sobre a incontinência infantil que são completamente falsas. Vamos destruir alguns dos mitos mais comuns:

MITO: A incontinência infantil é um problema de comportamento

VERDADE: As crianças que molham a cama não o fazem de propósito. A incontinência infantil pode ser provocada por várias causas, nunca é uma questão de comportamento.

MITO: Existe sempre um culpado

VERDADE: Não é preciso procurar sempre um culpado. A incontinência é algo sobre o qual as crianças não têm controlo. Há muitas causas que podem provocá-la, mas há muitos poucos casos em que a culpa é da criança ou dos pais.

MITO: É uma situação grave e com a qual nos devemos preocupar

VERDADE: A incontinência infantil é muito comum. Quase 10% de crianças com idade entre os 4 e 15 anos molha a cama a dado momento. Há muitos motivos que podem provocar a incontinência, e a maioria não tem que ser um motivo de preocupação.

MITO: Não deve deixar o seu filho beber líquidos depois das 4 da tarde

VERDADE: Isso poderá piorar a situação e causar desidratação. Também pode reduzir a quantidade de líquido que a bexiga possa armazenar (até chegar a ter a sensação de estar cheia). Garanta que o seu filho bebe o suficiente durante o dia e que vai regularmente à casa de banho para desenvolver bons hábitos. Se limitar a ingestão de líquidos na hora ou horas anteriores ao momento de ir para a cama, poderá ajudar a reduzir as fugas durante a noite, mas nunca deve negar uma bebida se a criança tiver sede.

MITO: Se acompanhar a criança à casa de banho durante a noite evitará que molhe a cama

VERDADE: Muitos pais levantam-se durante a noite para levar o seu filho à casa de banho porque pensam que pode parar ou, pelo menos, controlar as fugas durante o sono. No entanto, isso poderá piorar a situação, uma vez que estará a impedir que a criança responda sozinha aos sinais que o cérebro envia quando a bexiga está cheia.

MITO: Existe uma solução imediata para a enurese

VERDADE: Não existe nada que solucione os problemas de enurese de forma instantânea. Mas alguns pormenores podem ajudar o seu filho, como usar cuecas noturnas absorventes durante a noite, como as DryNites®, para deixá-los mais seguros e protegidos durante as horas de sono. Se sente alguma preocupação, peça conselho a um especialista, uma vez que existem várias clínicas especializadas que podem ajudar o seu filho a solucionar esta questão. Em todo o caso, é importante reconhecer a boa atitude da criança em relação a esta situação. Deverá apoiá-la para que se sinta confortada e não se sinta isolada perante este problema.

MITO: Utilizar DryNites® atrasa a resolução dos problemas de incontinência

VERDADE: Não existe qualquer prova que afirme que o uso de cuecas noturnas absorventes atrase o processo de recuperação da criança. A DryNites® não fará com que a enurese desapareça, mas pode ajudar a enfrentar a situação de forma mais discreta e cómoda.

Configuración de Cookies