Motivos de incontinência infantil

Causas da incontinência infantil

A incontinência pode acontecer por várias razões. Conhecer quais podem ser as potenciais causas ajudará pais e filhos a compreender que é algo muito comum e, sobretudo, que está fora do controlo das crianças. Eis os motivos pelos quais pode ocorrer uma enurese:

Fatores familiares:

Os problemas da enurese têm um forte fator hereditário. Se um dos pais molhava a cama quando era pequeno, existe uma possibilidade de cerca de 40% de que um filho também o faça. Se ambos os pais tenham tido problemas de incontinência, esta probabilidade pode chegar aos 70%.

Problemas com receção de sinais:

Durante a noite, a bexiga deve enviar sinais ao cérebro a indicar que está cheia. Nesse momento, o cérebro faz com que acordemos para irmos à casa de banho. Porém, algumas crianças ainda não terão desenvolvido a capacidade de realizar esta ligação e assim o seu cérebro não responde a estes sinais. Isto pode ser solucionado de forma natural, mas algumas crianças também poderão precisar de ajuda.

Pouca capacidade da bexiga:

Algumas crianças possuem uma bexiga com capacidade (quantidade de urina que a bexiga pode reter antes de se ter a sensação de que está cheia) inferior à média. Isto provoca várias idas à casa de banho durante o dia, assim como problemas durante a noite. Pode ajudar a que o seu filho aumente a capacidade da sua bexiga ao fazer com que beba muitos líquidos durante o dia (para crianças entre os 4 e os 8 anos, o Instituto Nacional de Saúde recomenda uma quantidade entre 1000 e 1400 ml por dia, o equivalente a 8 copos).

Falta de hormonas:

Quando vamos dormir, a nossa glândula pituitária segrega um maior nível de uma hormona antidiurética (HAD) que abranda a produção de urina nos rins para que não sejamos obrigados a nos levantarmos para ir à casa de banho. Algumas crianças não produzem o nível necessário desta hormona durante a noite. E é por esse motivo que molham a cama.

Obstipação:

A obstipação é uma das causas que pode desencadear a incontinência infantil. Isto acontece porque quando o intestino fica obstipado, faz pressão sobre a bexiga e faz com que esta seja obrigada a esvaziar-se antes que fique cheia. Nestes casos, primeiro é importante solucionar os problemas de obstipação. O mais provável é que dessa forma os problemas de incontinência também desapareçam.

Ninguém precisa de se sentir culpado:

É importante não esquecer que se o seu filho sofrer de enurese, não é preciso encontrar um culpado. A incontinência infantil é algo que foge ao controlo da criança. Mas com ajuda e motivação por parte dos seus familiares, com paciência e, se necessário, algum tratamento, este problema será solucionado.

Configuración de Cookies