Como abordar o problema?

 O que posso fazer?

Aqui estão algumas ideias que irão ajudá-lo a si e ao seu filho a superar o estigma que acompanha o facto de molhar a cama, sem que isso se transforme num problema:

 



Existe uma grande quantidade de informação útil sobre a eneurese, portanto aprenda tudo o que puder. Aqui encontrará respostas às suas perguntas, explicações sobre o que sucede e orientação adequada para que você descubra as respostas dos especialistas que serão realmente úteis para o seu filho. Será um grande alívio para ele se lhe disponibilizar toda a informação sobre o que acontece quando se molha a cama durante a infância; especialmente se lhe explicar que se trata de uma etapa frequente que passará com o tempo.

Entenda como se sente o seu filho

É muito habitual que as crianças pensem que são as únicas que sofrem este problema. Sentem-se preocupadas, frustradas e diferentes dos outros. É possível que queiram ocultar o facto de molharem a cama aos seus familiares e amigos, que tentem evitar as excursões escolares de mais de um dia ou ficar a dormir fora de casa.

Demonstrar-lhes que compreendem aquilo por que estão a passar irá ajudá-las a deixar de ter sentimentos de culpabilidade e ansiedade.

Falem sobre isso

Algumas crianças que molham a cama pensam que estão a desiludir os pais, de forma que é um grande alívio para elas que você se mostre sensível aos seus sentimentos e que esteja disposto a falar abertamente sobre todas as questões relacionadas com o facto de molhar a cama.

Dê-lhes ânimos

Molhar a cama pode afectar fortemente as crianças e por vezes, pode fazer com que baixe a sua auto-estima. Saber que não é culpa delas e que você está lá para ajudá-las até que superem este problema pode ser realmente importante. Dê-lhe ânimo para que evite os sentimentos negativos e reforce a sua confiança, especialmente num momento da sua vida no qual a independência emergente é fundamental para o seu desenvolvimento. Molhar a cama é um problema habitual na infância e muitas vezes a única coisa que a criança necessita para superar este obstáculo é o apoio dos pais.

Fale com especialistas

Se realmente estiver preocupado, é possível que uma conversa com o seu médico o tranquilize. DryNites® também pode ajudá-lo aqui. As cuecas nocturnas DryNites® oferecem protecção eficaz contra as fugas de urina, para que o seu filho possa acordar seco. Além disso, estão desenhadas para que pareçam, tanto ao tacto como à vista, iguais à roupa interior normal e podem ser usadas de forma discreta, ajudando a reforçar a sua confiança.