A eneurese

A Enurese: O que leva o seu filho a fazer xixi na cama?

Se o seu filho faz xixi na cama, é possível que se surpreenda ao saber que há milhares de mães e pais - de crianças - que se sentem como você.

'A Enurese Infantil é quase tão frequente como a asma nas crianças'

Fazer xixi na cama durante a infância é mais frequente do que talvez pense. Quase 10% das crianças entre 4 e 15 anos fazem xixi na cama nalgum momento e a maioria dos casos acontecem em crianças menores de 8 anos. Geralmente, trata-se somente de uma etapa do desenvolvimento e convém ter em consideração que deixar de fazer xixi na cama à noite, normalmente é a última parte que se chega a dominar em termos de controlo das necessidades fisiológicas.

'Enu ... quê?'

Fazer xixi na cama ou molhar a cama, um fenómeno que também se conhece pelo nome de eneurese ou enurese infantil, é "a descarga involuntária de urina depois de uma idade na qual deveria ter-se estabelecido o controlo da bexiga". Só se considera como um problema depois dos 5 anos de idade, porque, na realidade, até essa idade não é de esperar que a criança se levante seca.

‘70% das crianças deixam de fazer xixi na cama antes dos 7 anos’

No entanto, a tensão e a vergonha que rodeiam o facto de fazer xixi na cama podem fazer com que pareça pior do que realmente é. Alguns pais sentem-se pressionados para ultrapassar 'o problema' quando, na realidade, é mais eficaz mostrar paciência e apoio e deixar que o filho deixe de fazer xixi na cama no momento devido. Ficará mais tranquilo ao saber que 98% destas crianças deixam de fazer xixi na cama antes de fazerem 15 anos.

Dois tipos de enurese

O tipo mais frequente é a eneurese primária, um termo médico que se utiliza para a criança que nunca deixou de molhar a cama. Em termos gerais, está ligado à maturidade física, porque a criança ainda não aprendeu a identificar a sensação de ter a bexiga cheia enquanto está a dormir. A eneurese secundária é quando a criança começa a molhar a cama depois de um período prolongado de não a molhar. Este tipo pode ser desencadeado por razões emocionais, como começar a escola ou problemas familiares, muito embora às vezes não exista nenhuma explicação.

'Mais frequente nos rapazes do que nas raparigas'

Muito embora não exista um 'tipo' concreto de criança com maiores probabilidades de molhar a cama, este fenómeno é mais habitual nos rapazes do que nas raparigas. Os especialistas não têm a certeza do motivo, mas alguns estudos indicam que as raparigas costumam desenvolver o controlo da sua bexiga antes que os rapazes. Os rapazes representam 60% dos casos, razão pela qual a DryNites® desenha especificamente cuecas de noite diferentes para meninos e para as meninas.

Get Adobe Flash player