A eneurese

 O que a causa?

Para ajudá-lo a entender melhor porque é que as crianças molham a cama, é útil que saiba um pouco sobre o funcionamento dos rins e da bexiga.

'Regresso às aulas'

É assim que funciona o organismo

Todo o sangue que circula pelo nosso corpo passa através dos rins para que estes o filtrem. Alguns fluidos e nutrientes são novamente reabsorvidos no sangue, ao passo que o excesso de água e os produtos residuais se concentram e formam a urina.

A urina passa por uns canais chamados uréteres à bexiga, que é uma bolsa muscular elástica (como um balão) e tem duas funções: a primeira é armazenar a urina e a segunda consiste em expeli-la através de outro canal, chamado uretra.

DIAGRAMA DE LA FUNCIóN RENAL

Durante a noite

Durante a noite, a glândula pituitária produz uma hormona anti-diurética (ADH) que diz aos rins para abrandarem a produção de urina. Como já referimos antes, algumas crianças ainda não geram uma quantidade suficiente desta hormona e, em consequência, os seus rins continuam a produzir urina ao mesmo ritmo que durante o dia. Esta poderia ser uma das razões pelas quais as crianças molham a cama. Alternativamente, é possível que o seu cérebro não responda aos sinais enviados pela bexiga ou pode acontecer que se encontrem num sono muito profundo. De qualquer forma, a criança não se apercebe que a bexiga está cheia, não acorda e involuntariamente liberta a urina da bexiga.

Get Adobe Flash player