Explicação da enurese

A incontinência infantil explicada

Saber um pouco sobre a função que a bexiga e os rins desempenham ajuda-nos a entender por que ocorrem os problema de incontinência durante a noite. Eis uma curta lição sobre biologia:

 Como se gera a urina?

Os rins são os órgãos responsáveis por filtrar o sangue que circula pelo nosso corpo. Durante este processo, alguns fluidos e nutrientes são reabsorvidos pelo sangue, enquanto que o excesso de água e os resíduos concentram-se para formar a urina.

Assim, a urina passa através de uns tubos chamados ureteres até ao rim, um músculo que funciona como uma espécie de saco elástico.

A incontinência durante a noite

Enquanto dormimos, a glândula pituitária liberta níveis mais elevados de uma hormona antidiurética (HAD) que pede aos rins que abrandem a criação de urina. No entanto, algumas crianças ainda não produzem um nível suficiente desta hormona e, por este motivo, os seus rins continuam a gerar o mesmo ritmo durante o dia. Este é um dos motivos pelo qual molham a cama.

Outro motivo pode ser o facto de o cérebro não responder aos sinais da bexiga. Seja como for, em qualquer um dos casos, a criança não reconhece que a bexiga está cheia, continua a dormir e liberta a urina de forma involuntária.

Importa recordar que a incontinência infantil é algo sobre a qual as crianças não têm controlo. É algo que, provavelmente, será resolvido de forma natural, mas algumas crianças podem precisar de uma pequena ajuda profissional.

Configuración de Cookies