A eneurese

Mitos e Realidades

Existem muitos mitos em redor ao facto de uma criança molhar a cama. Elucidamos alguns deles:

MITO: Molhar a cama é um problema de comportamento

REALIDADE: Molhar a cama não é um problema de aprendizagem nem de comportamento. As crianças que molham a cama não fazem isso de propósito; é, simplesmente, algo que acontece.

MITO: É um problema grave

REALIDADE: Há muitas crianças que molham a cama. E existem muitas razões que o explicam. A maioria delas não são motivo de preocupação.

MITO: Não se pode deixar que a criança tome líquidos depois das 4 da tarde

REALIDADE: Isto poderia piorar a situação, porque ao limitar a quantidade de líquidos, pode provocar-se desidratação e concentração da urina, e isso poderia dar azo a irritabilidade da bexiga. Certifique-se de que o seu filho bebe o suficiente ao longo de todo o dia para que possa desenvolver bons hábitos relacionados com a bexiga. Limitar a quantidade de líquido duas horas antes de deitar a criança pode ser útil, mas nunca se deve impedir que uma criança sedenta beba.

MITO: Levar a criança à casa de banho durante a noite

REALIDADE: A maioria dos pais experimentam este método nalgum momento, porque levar os filhos à casa de banho parece ser uma medida natural para que deixem de molhar a cama ou para que pelo menos o façam com menos frequência. O que realmente se consegue é reforçar nas crianças a ideia de que podem urinar enquanto estão a dormir. É possível que esta medida piore a situação, porque a criança não está a responder ao seu cérebro que a acorda quando a bexiga está cheia.

MITO: HÁ uma cura para a eneurese

REALIDADE: Não existe uma cura mágica para a eneurese; trata-se de algo que desaparecerá com o tempo. No entanto, existem coisas que se podem fazer para que tanto a criança como você a confrontem melhor. Entre elas, estão as cuecas nocturnas absorventes DryNites®, ou proporcionar encorajamento e programas de recompensas. Se estiver preocupado, pode pedir conselho a um profissional médico, que poderá receitar-lhe uma medicação adequada a curto prazo. Tal como as restantes situações similares à eneurese, é importante ter em consideração e não descurar o bem-estar emocional da criança.

MITO: Utilizar DryNites® atrasa o momento de deixar de molhar a cama

REALIDADE: Não existe qualquer prova que indique que a utilização de roupa interior absorvente atrase ou seja um obstáculo para que haja progressos. DryNites® não vai ser a cura para que o seu filho deixe de molhar a cama, mas irá ajudá-lo a superar esta etapa com discrição e confiança.

MITO: Alguém tem a culpa

REALIDADE: A eneurese não é culpa de ninguém. Há muitas causas e motivos, mas raramente os pais ou os filhos têm alguma influência nisso.

Get Adobe Flash player