Ferramentas para enfrentá-la

Nós damos-lhe uma ajuda

Na hora de abordar o facto de as crianças molharem a cama, é realmente importante manter uma atitude positiva e elogiar sempre os esforços da criança por evitá-lo. Ignorar o problema ou confiar em que desapareça provavelmente servirá apenas para piorá-lo a longo prazo, tanto para si como para o seu filho.

Para ajudá-lo a defrontar de forma positiva o facto de o seu filho molhar a cama, concebemos algumas ferramentas que serão úteis para si e irão ajudá-lo a apoiar o seu filho, e que, certamente, irão garantir-lhe noites mais secas no futuro.

Estas ferramentas foram concebidas especificamente para ajudá-lo a registar a evolução dos progressos do seu filho, quando abordem juntos o facto de ele molhar a cama. Por exemplo, podem ajudá-lo a descobrir pautas que o ajudarão a predizer porque é que o seu filho faz chichi na cama numas noite e noutras não; ou talvez as actividades que se realizam em certos dias da semana podem dar azo a que seja mais provável que ele molhe a cama, como por exemplo, fazer algum desporto, etc.

No momento em que o seu filho comece a deixar de molhar a cama durante algumas noites, é o momento de começar a registar a evolução dos seus progressos

Prima aqui para aceder ao "Calendário de progressos"

Ao manter um diário de bebidas, poderá ajudar ao seu filho a entender que o que ingere o seu corpo enquanto está acordado pode incidir sobre o que lhe acontece enquanto dorme.

Prima aqui para aceder ao "Diário de ingestão de líquidos"

Questões que é necessário ter em consideração:

  • A utilização de um programa de recompensas é uma maneira excelente de enfrentar em conjunto com o seu filho o facto de ele molhar a cama. Contudo, lembre-se que nos primeiros tempos, as noites sem molhar a cama serão escassas e espaçadas no tempo. Por isso, não permita que o seu filho fique desanimado e desmotivado ao início, porque isso daria azo a uma resposta negativa.
  • As recompensas devem ser pequenas e valiosas para a criança.
  • Certifique-se de estabelecer regras de comportamento quando o seu filho faz chichi na cama, como por exemplo, que seja ele a ocupar-se dos lençóis molhados e de trocar de roupa. Também é importante recompensar a criança quando seguem estas regras.
  • Recorde sempre que é preciso recompensar os comportamentos positivos e não as noites sem molhar a cama, porque deste modo será mais provável que tenham êxito a longo prazo.
Get Adobe Flash player