Como abordar que a criança molha a cama ?

Conselhos para os pais

Molhar a cama é desconcertante para os pais e para as crianças afectadas e pode pôr à prova a paciência mesmo dos pais mais calmos, especialmente quando pensam que estão a fazer tudo o que podem para ajudar o filho a controlar o problema.

A angústia de uma criança, os lençóis húmidos e as interrupções do sono podem amargar a noite a qualquer pessoa.

Contudo, é essencial que o seu filho não note a sua frustração, porque poderia provocar que ele se sentisse como um fracassado e isso transformaria um problema físico num problema também emocional. Aqui estão alguns conselhos que irão ajudá-lo a controlar melhor a situação:

Estabelecer uns bons hábitos na hora de ir para a cama

A noite e os preparativos para ir para a cama podem ser um momento difícil para si e o seu filho, se este molhar a cama. A criação de uma rotina tranquila e satisfatória elimina uma parte da preocupação e faz com que a hora de se ir deitar seja um momento alegre. Um banho divertido, uma história ao deitar-se num quarto acolhedor, e uma conversa e um abraço antes de dormir são maneiras fantásticas de os dois descontraírem.

Se quiser mais informações, consulte a nossa secção pronto para ir para a cama .

Ter expectativas sensatas

É importante que recorde que é bastante habitual as crianças molharem a cama, especialmente no caso dos rapazes. Inclusive os rapazes que há são capazes de controlar a urina durante o dia podem molhar a cama durante a noite até aos 6 ou 7 anos, e considera-se que isto é normal.

Pode haver acidentes, por muito que você e o seu filho se esforcem por evitá-los. Mesmo que uma linha de actuação não funcione imediatamente, não desista. Por vezes é somente uma questão de tempo.

Esteja preparado

Prepare-se para o caso de haver um 'acidente' durante a noite. Tenha à mão pijamas e lençóis limpos, toalhas e algumas DryNites®. Isso irá ajudar-vos a resolver o 'acidente' de uma forma rápida.

Cuide de si

Para além de cuidar do seu filho, deve cuidar de si. Certifique-se de que descansa o suficiente, para que as interrupções ocasionais do sono durante a noite não lhe ponham os nervos em franja. Tente fazer pequenas sestas quando tiver ocasião ou enconte algum tempo durante o dia para descontrair e aliviar tensões.

Fale com os outros

Muitas outras famílias estão a passar pelo mesmo e falar com outras pessoas na mesma situação pode ser uma grande ajuda. Recorde que não está sozinho. Visite o nosso forum para partilhar experiências e receber conselhos de outros pais.

Get Adobe Flash player